Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 78

Café Cultura - A Conquista do Café Vienense

Eu tive um sonho. E neste sonho eu segurava uma montanha e depois a comia. Eu a devorava devagar, saboreando cada momento. Me refestelando no que escorria de suas entranhas a cada estocada de minhas armas. Mas sabia que era uma tarefa difícil de realizar sozinho. Então, chamei Marcela para me acompanhar ao Café Cultura, no Paço Alfandega, e encarar mais esse desafio.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Juro que achei que eles iam jogar a pala de que estavam vendendo café há mais de mil anos...
Image may be NSFW.
Clik here to view.
O cardápio da cafeteria se chama Carta de Café
Acho que quem já foi à Livraria Cultura, do Recife Antigo, percebeu que no primeiro andar existe uma cafeteria. No espaço são vendidos cafés finos e sorvetes especiais, iguarias essas adoradas tanto pelo paladar refinado de espevitados gourmets quanto por apreciadores do gosto forte do sabor doce. Lá, você só encontrará cafés e comidas doces... Eles não vendem nada salgado, o que para mim é um ponto fraco. Bem, como já fomos focados, nem olhamos a Carta de Café (que é o mesmo que cardápio, só que para cafés) e pedimos logo um Café Vienense.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Parece o ventre da terra rasgado e sangrando chocolate
Na descrição da Carta tem dizendo assim: sorvete de creme, raspas e creme de chocolate, canela e chantilly - Opcional: café gelado. Mas agora eu vou decifrar isso para vocês, explicando o que essa descrição fria e sem vida não consegue. Numa taça untada (pode usar essa palavra?) com o insano creme de chocolate são colocadas umas quatro bolas de sorvete de creme. Posteriormente, tudo isso é coberto com uma enormidade de chantilly. A raspa de chocolate é colocada entre as bolas de sorvete e o chantilly. Sobre esse amontoado todo vai a canela. Não sei onde entra o café gelado, já que ninguém jamais ofereceu e eu nunca lembrei de pedir.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
O homem que segurou a colina e comeu o sorvete
Comer essa iguaria é uma atividade que merece concentração e dedicação. Num momento de descuido, meu e de Marcela, quase que o sorvete girava sobre o creme de chocolate e caía na mesa. Em uma manobra habilidosa, conseguimos reverter a situação. Indico que se coma logo todo o chantilly, para se ter acesso e controle do sorvete, que às vezes se mostra arredio sambando e fugindo das estocadas (imagine o momento e como as colheres devem estar nervosas). Quando ele começa a se esvair e baixar na taça é a hora de alcançar o creme de chocolate, que se gruda a superfície fazendo de cada colherada uma saborosa conquista.

O Café Vienense e os outros sorvetes especiais do Café Cultura são deliciosos, mas só recomendo para quem realmente for fã de sorvete e comidas doces, pois o preço é bem salgado. Indico a taça normal de R$ 26 já que ela atende bem duas pessoas. A menorzinha custa R$ 20 e não vale muito a pena por só atender um indivíduo. Marcela sempre para de comer já perto do fim, pois se diz enjoada pela quantidade (assim, ela deixa todo o trabalho sujo de limpeza para mim). Já comemos outros sorvetes especiais e todas as vezes foram deliciosas batalhas (que nunca serão contadas em verso e prosa).
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Desconstruindo o café vienense
O Café Cultura fica na Livraria Cultura do Shopping Paço Alfandega, localizado no Recife Antigo. Se você é de Recife e não sabe onde fica a Livraria Cultura, não merece ler estas linhas e muito menos viver, mas como pode ser um turista lendo, eu vou quebrar o galho e dizer que ela fica na Rua Madre de Deus, sem número (em frente à estátua de Ascenso Ferreira).

Funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 21h.

Rodolfo Nícolas já brigou por causa de sorvete.
Rodolfo Nícolas escreveu duas vezes.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 78