Quantcast
Channel: .
Viewing all articles
Browse latest Browse all 78

Uma história de amor que conheci em um Museu do Recife

$
0
0
O Recife Estranho também fala sobre amor. É em meio à arte, esboços, desenhos e tintas, que se delineia o romance entre o artista plástico Murillo La Greca e Sílvia Decusati. Um sentimento que nasce na sala de aula, mais precisamente na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, quando La Greca era professor de Sílvia. Relações passionais entre mestres e discípulas, médicos e pacientes, são muitas e famosas, a exemplo da ardente paixão entre o psicanalista Dr. Carl Jung e sua paciente e depois aluna, Sabina Spielrein (assista o filme Um método perigoso). Diferentemente de Jung e Sabina, impossibilitados de realizar socialmente o relacionamento, pois mantinham um caso extra-conjugal, Murilo e Sílvia viveram um amor realizável e, me parece, que em sincronia muito rara de se encontrar nos dias de hoje.
Jovem contemplador
Casaram-se em 1936 e tiveram uma convivência de 31 anos até a morte de Sílvia. A ex-aluna, mais que esposa era companheira de profissão, pois também era pintora, e musa inspiradora. O Museu Murillo La Greca, em Recife, foi fundado pelo artista plástico em homenagem a ela e com ajuda da Prefeitura do Recife. Lá, é possível perceber que, além das pinturas históricas e sacras, ele também pintou sua Sílvia em vários momentos.
Sílvia em vários momentos
Declaração de amor de Murillo a Sílvia
Sílvia pelos olhos e mãos de seu amado
Com a morte da esposa, Murillo diminui o ritmo de produção e se entrega a depressão. Vive, ainda, durante 18 anos sob a sombra desse amor e sob a obstinação de expressá-lo. Um dos quadros (podem ser vistos no Museu Murillo La Greca), em especial, talvez traduza o olhar de veneração do pintor em relação a Sílvia. Ela, com um véu cobrindo os cabelos e segurando um vaso de argila, é tão pura e de feições inocentes e até infantis, quase uma divindade.

Selecionamos imagens da nossa visitação ao La Greca, ainda no mês de janeiro deste ano (2012), com destaque para a fachada do prédio, sempre em rotatividade, o que dá um aspecto dinâmico e de atualidade ao espaço. Resgatamos uma foto da visitação anterior que fizemos em 2011, também na fachada, só a título de recapitulação. Estamos clientes fieis do La Greca.
O Museu Murillo La Grecca fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 - Parnamirim, Recife- PE. Funciona de Terça a sexta, das 9h às 17h e sábados e domingos, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Contatos:
3355.3127/3126
murillolagreca@gmail.com

Raquel Rocha além de jornalista e poetisa, é apaixonada. Ela eventualmente colabora com o RecifEstranhO.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 78