No Centro de Recife existem vários locais para se alimentar, dá para escolher entre lanche, comida rápida, pratos feitos, restaurantes, self-services (incluindo os sem balança), fast-food, bares e bodegas. E tem todo tipo de ambiente pé sujo. De restaurantes chiques às redes nacionais ou multinacionais. Dessa lista toda que fiquei citando, por ter me perdido na introdução, tem um lugar que eu coloco o selo de qualidade RecifEstranhO. Comida de panela muito boa, quentinha, limpinha, veloz e barata. O Sertanense está lá no centrão em várias ruas para matar sua fome.
![]() |
Má que beeeelo |
Lembro das diversas vezes que desci na Avenida Dantas Barreto, vindo de lugares ermos, como Suape, Cabo, Itapissuma, e só conseguia escutar o barulho da minha barriga clamando carinho e afago alimentício. Geralmente tinha dinheiro apenas para comer uma coxinha (esta eu vou resenhar qualquer hora aqui) ou voltar pra casa. Nos dias em que achava dinheiro perdido no bolso, resolvia apaziguar as mágoas após ouvir na entrevista de emprego que "meu perfil não se encaixara na vaga desejada" (ou no popular, nós não gostamos de você) com belos banquetes no Sertanense! Um refrigério!
Já experimentei outros pratos, mas meu preferido sempre foi Galinha à Parmegiana. O Sertanense sempre aliou a velocidade dos fast-foods americanos à gostosura dos pratos feitos nesse "meu Brasil varonil", talvez por isso meu inconsciente individual nunca me permitira desbravar o primeiro andar para comer no self-service. Sempre me maravilho com o avançado sistema de balcão onda-quadrada que torna o atendimento rápido e prático (se nossa sociedade não fosse preconceituosa com a simplicidade vinda do popular, o Sertanense seria mais "case" do que o sisteminha misto dos fast-foods tão exaltados nos infográficos das Revistas Superinteressante da vida).
![]() |
O cardápio de 1 de dezembro (que é praticamente o mesmo o ano todo) - obs: o preço subiu pra R$ 11,50 |
Voltando a falar do cardápio, a especialidade do térreo é PF, mas lá também tem aquela janta esperta e - acho eu - café da manhã. Da vez que fui fazer a resenha, vi um senhor comendo um delicioso bife de carne coberto com ovo frito (vulgarmente conhecido como bife do oião em Salgueiro e adjacências), que não estava no gibi. Tá na imagem, mas para engrossar a resenha, igual se engrossa caldo de feijão com farinha de trigo, você pode customizar os acompanhamentos: arroz ou macarrão, batata frita ou purê, salada, feijão verde ou normal ou preto e farofa. Eu pedi o feijão normal (um dia pergunto como é o anormal) e, pela cruz, é muito delicioso. Peça esse e deixe um pouquinho para comer misturado com a farofa, feita com farinha quebradinha, que é de ajoelhar e pedir pela glória. E tudo pela pequena bagatela de R$11,50!
![]() |
Aaaaaaa que coisa deliciosa |
![]() |
Não resisti e voltei lá para descobrir qual era o que tinha o ovo e comi um delicioso contra filé com ovo! |
![]() |
A fã Vanessa teve direito a um almoço com nada pago junto à equipe RecifEstranhO! |
Rodolfo Nícolas é sertanejo por isso ele ama o Sertanense!